terça-feira, 1 de maio de 2007

Só, por enquanto

Dedicado a Felipe Velloso, a companhia bem vinda.

Foi a primeira vez que me sentei sozinha em uma mesa de bar e pedi uma cerveja. “Quantos copos?” “Um só...” “Só um?!” “Sim...” “Por enquanto, né?!” “Assim espero...” Esse “por enquanto” faz toda a diferença. A sensação de necessidade é sempre angustiante. Igual quando a fome aperta a caminho de casa. Ou a vontade de ir ao banheiro. Ou a necessidade de tomar um banho. Ou o desejo pelo sexo. Ou mesmo aquele anseio de ir para casa, onde qualquer pouco conforto a olhos de outros, se transforma em muito quando você se sente “em casa”. Entretanto é reconfortante quando qualquer uma dessas necessidades pode ser saciada em questão de minutos ou horas. É reconfortante, ou ao menos deveria ser, reconhecer a possibilidade da satisfação. Ter fome “por enquanto”, estar apertado “por enquanto”, sentir excitação “por enquanto” e nesse caso, “durante” também, sentir-se só, “por enquanto”. “Raimundo, traz mais um copo, por favor”. Sorrio. Conforto de uma companhia bem vinda. Dispenso o “por enquanto” aqui.

3 comentários:

phillip spotter disse...

mais um copo e duas bochechas, também, pra viagem! =]

gostei muito. sempre que começo bebendo sozinho a esperar por outro(s) amigos penso nisso. "faz o seguinte, me vê dois copos, porque meu amigo já está chegando..." agora, me pergunto qual vergonha seria melhor: a de parecer ter levado um bolo, com direito a cobertura e cereja; ou parecer estar tão só a ponto de ir pro bar beber sozinho.

porém essa dúvida é vã na boa, e temporária, companhia do "por enquanto". um brinde a ele!

phillip spotter disse...

obs: deveras feliz e enrubescido pela dedicatória.

Anônimo disse...

em quantos momentos estamos sos, nos e nos mesmos, num dialogo silencioso, olhos voltados pra dentro da gente, a sorvermos um gole de uma bebida solitaria no universo da espera por alguem.. eis que o esperado entçao chega e ai interrompemos então nosso desanimado papo sem palavras com nosso eu..e " e aì? tudo bem? como é que ta? ja tava de saco cheio de tomar essa bebida sozinho..ainda bem que vc chegou.." e la o fundo, humilhado, esquecido,desprezado a nossa companhia sempre presente dentro de nos mesmos..por quem nunca esperamos, mas que sempre vem