quarta-feira, 16 de maio de 2007

Esmolar ou não

O ônibus parou no ponto. Uma pequena criatura surgiu na frente, como um foguete. Como um foguete, entranhou-se no ônibus. Pensei que com toda aquela energia, não parecia lhe faltar o leite cuja falta estava escrita num papel velho e mal escrito, distribuído aos passageiros. A mulher sentada a minha frente, uma conhecida de vista dos tempos de faculdade de História, perguntou ao pequenino quantos anos tinha: “sete”, ele respondeu. A mulher, respondeu com uma cara de espanto e nenhuma palavra. Resmungou, logo após, alguma coisa de “a mãe deve estar o esperando para recolher o dinheiro... Absurdo... Nesse frio...”. O trocador, sujeito com uma arcada dentária tão avantajada que parecia estar sempre sorrindo, ouviu e concordou, com todos aqueles dentes. E eu, catando todas as moedinhas possíveis para dar a esmola. A mulher era contra esmolas, certamente. Mas somos todos uns doadores de esmolas, concordando ou discordando. Ela provavelmente doa uma esmola diária à mãe, que espera ansiosamente que ela se forme. É assim: estudo que representa responsabilidade e construção de alicerces ou “ser alguém na vida” é a esmola social dela. A minha, pratinhas para a criança que deve esmolas a mãe que a alimenta. A corrida em direção ao sucesso é a esmola. O prestígio, o retorno merecido. Mas prestígio não é nada senão reconhecido pelos outros. São esses “outros” os recebedores de esmolas. E se eu, bem acomodada em meu assento, alimentada, aquecida, com moedinhas que não me farão falta, estou em posição de doar leite, que seja feita a minha vontade. Que eu “sirva” ao pequeno que serve à mãe. Somos todos uns servos. No entanto, o pior servo é aquele que não quer ver.

6 comentários:

Rodrigo Veiga disse...

Adorei o seu post. Nunca tinha pensado por esse ponto de vista...

Anônimo disse...

Também nunca pensei desse modo...Parabéns!

Anônimo disse...

Por alguns momentos me desvencilhei da ambição desmedida de ser o melhor dos servos ( com "s" e não com "c", senao seria viado..)optei, espantado, como a fisionomia da mulher déspota do seu onibus, em contabilizar todas as moedas doadas ao longo desse meu caminho serviçal para os desvalidos. Concluo que estaria milionario..Dividi uma fortuna sem perceber.. E ao perceber me senti bem em ter percebido e te agradeço por ter despertado isso em mim..meu lado servo..So discordo da frase elementar de que o pior servo é aquele que não quer ver.. No meu modo de ver.. o pior servo é aquele que não quer ser..

Anônimo disse...

P.S.Declaradamente servo dos seus escritos, quero presentear vc, na data de hoje com o desejo atroz de que seja feliz, que essa data não seja um mero e festivo dia de aniversario..Que seja incomum como vc, desejar que se derrame uma chuva de felicidade sobre seu caminho é pouco..Acho suficiente desejar que a vida, plena de realizações dos seus sonhos,seja uma cruz reluzente, feita de isopor e prazer de carrega-la. Happy Birthday

Priscila de Oliveira disse...

também não tinha pensado sobre esse PRIsma antes de escrever... =)

Ok.. Combinemos que o pior servo é o que não enxerga que é?!

Muito obrigada pelas congratulações! Amém! E que você compile esses escritos e publique!

Vivi de Oliveira disse...

Definitivamente somos servos uns dos outros. E essa é uma questão complicada. Percebermos essa condição da qual absolutamente niguém está apto a fugir...