quarta-feira, 18 de abril de 2007

Mesa de bar

"O importante não é ler... O importante é meditar...." (Mendigo na Cinelândia)

Era mais uma mesa de bar. Era mais um mendigo. Antes mesmo que o pedinte desenvolvesse o discurso, aquele sentado à mesa comigo foi na defensiva dizendo que “tá ruim pra todo mundo...”. Foi interrompido pelo bêbado: “você nunca deve dizer que as coisa estão ruins... Tem coisa melhor que abrir os olhos e respirar?!” Tem?! Que consciência tola e bêbada e louca é essa?! Naquele momento refleti a respeito de meus insistentes e a cada dia mais renovados problemas pequeno-burgueses... Pensei em minhas necessidades pequenas... Nas minhas insatisfaçõezinhas... Indaguei-me se ele estava certo. Se o certo era não se lamentar de coisa alguma. Agradecer o fato de estar vivo. Em outra instância, perguntei-me que comodismo admirável é esse que se permite agradecer estar descalço, sujo e faminto, alcoólatra e morador de rua... Questionei quem estava certo: a jovem de vida confortável, na posição de bebedora de cerveja, ou o mendigo, tão miserável que faltava o que enumerar após a vírgula. Após algumas frases de impacto, o mendigo se retirou. Nós, não. Nem os nós que se fizeram em minha cabeça. Passado alguns minutos, retido os nós, voltei a “nós”, a minha cervejinha, ao papo descontraído, a discussão de filmes. Ele?! Voltou à miserabilidade de não ter o que pôr após da vírgula.

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom! acho que foi o que mais gostei até agora.

a falta de enumeração foi genial.

=*

Anônimo disse...

ainda tem um mendigo mais sábio (ou com melhor visão comercial, se quisermos entender desta forma) lá em Nietchze Herói. Te conto qq dia desses a história dele.

besos besos!

Anônimo disse...

Convenhamos..dizer que "ta ruim pra todo mundo", com uma tulipa de chopp na mão, no coração cultural do Rio, em companhia de uma bela mulher é um pouco demais pra mim
Vai como sugestão para o mendigo por apos a virgula: " Ta ruim pra QUASE todo mundo.." A conclusão obvia de miserabilidade, nesse caso, deveria ser bilateral, ao meu modo ver..Se não concordarem.. que me atirem o resto de chopp quente das tulipas..ou voltem ignobeis aos comentarios cinefilos..Me desculpe a franqueza.( ou seria fraqueza??)..ah sei la. Vou procurar o bebado mendigo pra obter a resposta..Tchau